Pesquisa

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Data Warehouse em BI



Na década de 90, a tecnologia e comunicação tiveram um grande desenvolvimento na sua área, surgindo assim a internet. Tudo isso por conta da nova moeda corrente: a informação. A partir daí iniciou-se um avanço maciço nos meios de comunicação, dando mais celeridade ao processo de tomada de decisões e ao mesmo tempo tornando o caminho entre a informação e o conhecimento mais curto. O mundo mudou desde então, mas o conceito permanece o mesmo. A necessidade de unir informações para que se tenha uma gestão empresarial eficiente é hoje uma realidade frequente nas organizações. Atualmente o interesse pelo BI vem crescendo na medida em que seu uso possibilita às corporações realizar uma série de análises e projeções, de uma forma que se possa agilizar os processos relacionados às tomadas de decisão.


Segundo Bolieiro (2008), no mundo de tempestade de informações, torna-se necessário conseguir filtrar as informações, e o Business Intelligence (BI) pode ajudar em duas coisas fundamentais: reduzir custos e aumentar receitas. Isto pode ser feito através da otimização de processos por meio da análise de dados, melhorando produtos ou criando novos.


A arquitetura construída sobre a base de dados gera relatórios para análise e estudo de ampla quantidade de informações obtidas. Existem ferramentas que possibilitam melhor empenho de análise para decisões estratégicas. O Data Warehouse é uma dessas ferramentas, que consiste em armazenar informações de um banco de dados referente a uma ou mais atividades de uma empresa de forma consolidada. É como um agrupamento inteligente de dados de uma mesma fonte, como: origem, formato, nomes, tipo de negócio, regras, conexões entre outros. Este princípio é muito discutido quando relacionado a Business Intelligence. Tudo isso favorece um resultado mais completo ao usuário, sem a necessidade de executar várias consultas, cruzar essas informações e finalmente chegar a um resultado. Por enquanto, pense que em Data Warehouse os relatórios são exibidos dinamicamente de acordo com a necessidade e foca em pontos estratégicos.


Disponível em: http://www.avanco.com/sol_business_intel.html



O propósito do Data Warehouse é fornecer um histórico de dados com a possibilidade de criar filtros detalhista afim de encontrar uma relação propícia e extrair uma possível informação que possa ser explorada, trazendo uma vantagem competitiva para a organização. Data Mart são banco de dados departamentalizados. A intenção do Data Mart é dividir a centralização de dados única de um Data Warehouse e levar essa consulta de dados para responsabilidade de cada departamento. É possível trabalhar com Data Mart e Data Warehouse juntos numa organização, sendo os Data Mart departamentais coletores de dados de uma central de Data Warehouse.







Nenhum comentário:

Postar um comentário